Adolescentes

Adolescentes

– Laranja, mãe?!!! Quem compra um boné laranja?!!!

Minha filha não disfarçou que considerou minha escolha de terrível mau gosto. E, para ter certeza de que ela está deixando a adolescência e já pode suportar o famigerado, nas férias, eu enviei várias fotos pra ela com a legenda: “Estrelando: o meu boné”.

Um dia, uma colega minha do flamenco chegou para a aula chorando, porque a filha perguntou se ela ia sair de casa com aquela “saia ridícula”. No caso, a saia de babados típica do baile espanhol.

Não é fácil. Para lidar com os adolescentes não podemos ser melindrosos ou molengas. Temos que estar seguros, fincar pé nos limites, porque eles batem sem dó, precisam se opor, descolar de nós.

Estão em processo de reforma e vão derrubar o altar onde reinávamos. Dói na nossa vaidade. Vamos perder aquele olhar de admiração, aqueles ouvidos atentos à nossa resposta.

Eles vão tentar “consertar” a gente. Mas a onipotência que exibem por fora é proporcional à vulnerabilidade de dentro. E só vamos torná-los mais desamparados se insistirmos em mantê-los infantis.

Os pais abrem a porta do quarto sem dar nem uma batidinha antes. Tomam o celular e fiscalizam as conversas. E, cada vez que o filho faz um questionamento incômodo, culpam outro alguém, como se o jovem não fosse capaz de pensamentos próprios: – Isso é coisa daquela turma com quem você tem andado!

Se o menino não é reconhecido como sujeito – de opinião, de privacidade, de desejo – como ele pode se tornar um indivíduo de autonomia e responsabilidade?

Pais dominadores e chantagistas, que não sustentam o distanciamento natural dessa época, impedem que os filhos deixem pra trás os sentimentos da infância e passem a se interessar com seriedade por projetos e pessoas.

É melhor aguentar firme as críticas ferozes a tudo o que nos diz respeito. Suportar a perda do controle. Segurar as pontas das nossas carências. É melhor tolerar esse abandono do que constatar, mais tarde, que criamos um adulto com a fragilidade de um adolescente.

Comentários
Fechar Menu
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com