Curso de Pais

Curso de Pais

Como acolher os afetos e contribuir para o amadurecimento emocional dos filhos? De que forma o ambiente familiar pode promover segurança afetiva e construção de autonomia? Como a rigidez das regras pode fazer uma criança escapar em direção à fantasia, em casos diagnosticados como déficit de atenção? Como a falta de contenção psíquica pode levar a comportamentos ansiosos, típicos dos hiperativos?

No curso “Filhos – as emoções deles e as nossas”, a psicanalista Érica Toledo conversa sobre as fases do desenvolvimento psíquico, para esclarecer sobre as mudanças na forma de os filhos se relacionarem com o mundo, desde o nascimento até a adolescência. Cada uma dessas fases exige dos pais posição emocional adequada, que deve alternar acolhimento e cortes, carinho e disciplina.

O maior risco para os pais é a fixação em algum dos extremos da educação: a falta de limites ou o excesso de controle. Crianças sem limites ficam inseguras e agitadas. Crianças excessivamente olhadas e dirigidas, perdem a capacidade de se responsabilizar e se expressar com assertividade.

A escolha por um modelo de educação mais rígido ou mais liberal passa por aspectos inconscientes, que envolvem o padrão amoroso que os pais desenvolveram na própria infância. Por exemplo, uma criança muito desamparada pode, como resposta, tornar-se um adulto muito controlador e, por consequência, uma mãe excessivamente protetora. Dessa forma, é fundamental que os pais analisem a própria história para não transmitirem aos filhos uma herança indesejada.

O caminho para um ambiente emocional equilibrado é que ele seja adaptado ao filho, de acordo com sua idade e sua personalidade. E não seja apenas um reflexo do passado dos pais ou imposição de uma teoria genérica. As expectativas, traumas, limitações e medos dos pais não precisam ser transmitidos como neurose familiar. A tarefa de educar uma criança é uma ótima oportunidade de reelaborar os papéis, adquirindo flexibilidade para não ser unicamente racional e exigente ou permanentemente emocional.

O curso é composto de dois encontros, realizados nas manhãs de sábado.

Primeiro encontro – dia 4 de maio

  • As fases do desenvolvimento psíquico e as necessidades emocionais, do nascimento à adolescência.
  • A interferência da infância dos pais na educação dos filhos

Segundo encontro – dia 11 de maio

  • Os extremos adoecedores da educação
  • A falta de limites
  •  O excesso de controle

Horário: de 9h às 12h (com coffee break)

LINK PARA INSCRIÇÕES:

https://www.eventosgofree.com/curso-de-pais-com-erica-toledo-filhos-as-emocoes-deles-e-as-nossas_1243

Comentários
Fechar Menu