Descasada

Descasada

Querida, eu imagino como se sente.

Lembro o dia em que parei na frente do espelho certa de que havia algo muito errado comigo. Demorei um tempo me olhando confusa até que pensei: essa roupa não casa. E então, a palavra “descasada” bateu em mim feito um tapa. Meu desconforto não estava na aparência, mas na perda de um papel, um projeto, uma segurança. Quando se é uma mulher sem marido e com filhos, parece que olhos anônimos espreitam e nos condenam por isso.

Mas, com o tempo, fui reparando que esses tais olhos julgadores, que você chama de “a sociedade”, não viam quando eu, sozinha, chorava no meu travesseiro, carregava meninos e sacolas ao mesmo tempo, ia ao banco tentar um empréstimo. Não há testemunha quando, no fim de semana de descanso, você olha o almoço, as unhas e as contas e sabe que algo vai ter que ficar sem fazer. Quando você lida sem ajuda com a birra, a febre e a renúncia de tantas vontades. Pois, então, esqueça os tais olhos cegos e se divirta quando tiver chance.

Tudo bem. É verdade. Divorciada e separada são palavras que podem engasgar. O adjetivo independente pode ser mal visto em nós. Mulher carente é uma expressão pejorativa, enquanto a carência no homem o transforma numa criatura fofa. As coisas não são mesmo fáceis pra gente.

Você me diz que não se sente à vontade para sair e conhecer novas pessoas, como se andasse por aí arrastando um baú pesado atrás de si. Mas, reconsidere. Você não é uma sem-teto, em busca de um salvador e um canto qualquer para descarregar sua vida. Você já tem seu território e cuida dele com muito esforço entre trabalho, consulta, sacolão e escola. É seu abrigo, seu refúgio.

Não se sinta uma retirante sem destino. Você dá duro para manter sua pequena aldeia. Quando puder passear fora dela, sinta-se uma turista. Carregue um passaporte para visitar lugares e pessoas e não um atestado de maus antecedentes. Qual foi seu crime? Desencontro no amor? E quem nunca?

Absolva-se. E boa viagem.

Comentários
Fechar Menu
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com