Novo de novo

Novo de novo

Terminado o último dia de trabalho do ano, arrumo a papelada e guardo a agenda, tentando elaborar algum tipo de balanço. Esvazio a garrafa de água e recolho o casaco, como se nem fosse estar ali na próxima semana. Desço o elevador do prédio mirabolando planos. E, entao, me dou conta que estou agindo como uma escolar, como se pudesse simplesmente fechar um caderno e abrir outro novinho, apenas com a mágica mudança de data.

Antes de pisar a rua, que me levaria a esse presunçoso novo tempo, sou abordada por um rapaz que distribui folhetos na calçada. Ele me entrega a propaganda que oferece, em letras indiscretas: REJUVENESCIMENTO ÍNTIMO.

Paro na frente do jovem e pergunto:

– Rejuvenescimento, é?

Ele mantém a tarefa de empurrar papel na mão das pessoas e responde, apressado, que o tratamento é feito com laser na clínica de estética tal, ali perto.

– Você entrega o folheto para todo mundo que passa aqui?

– Entrego para as mulheres, diz tentando se esquivar de mim.

– Hum… de qualquer idade?

Ele interrompe o gesto mecânico para me explicar a estratégia sobre a qual ele parecia já ter pensado bastante:

– Só as mais velhas.

Encaro o moço, que devia ter seus 25 anos, e ele parece me enxergar pela primeira vez.

– Acho que rejuvenescimento íntimo é uma boa solução – eu digo.

Ele abre os olhos com força como se quisesse me paralisar e impedir que eu resolvesse discutir ali sobre a privacidade da minha anatomia. Mas eu continuo:

– Acho que rejuvenescimento íntimo é uma boa solução para todos, homens e mulheres, de todas as idades. E para mim e você também.

O rapaz começou a se abanar com o monte de anúncio na mão. Mas, sem dar bola para a aflição dele, continuei com entusiasmo de quem faz uma descoberta:

– Sabe a mágica das folhinhas do calendário voando uma a uma e a sua vida se transformando?

Ele não se atreveu a responder.

– Pois o que faz a mágica acontecer não é o tempo andando pra frente. É a gente andando pra trás e se tornando capaz de enxergar novidades outra vez. Curiosos e encantados como já fomos um dia. Rejuvenescimento íntimo, querido! É isso aí! Feliz ano novo!

Comentários
Fechar Menu