Skip to content
Sanguínea

por Érica Toledo

  • Home
  • Blog
  • Quem Escreve
  • Agenda
  • Livros
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Fale comigo
Menu Fechar
  • Home
  • Blog
  • Quem Escreve
  • Agenda
  • Livros
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Fale comigo

Podcasts

  1. Início>
  2. Podcasts

Podcasts

Áudios da coluna “Corações e Mentes”, veiculada na Rádio Inconfidência.

Análise
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/04/ERICA1.mp3
Dizer não
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Dizer-não.mp3
Inveja
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Inveja.mp3
Violência contra a mulher
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Violência-contra-a-mulher.mp3
Herança para os filhos
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Herança-para-os-filhos.mp3
Mudanças na vida
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Mudanças-na-vida.mp3
Convivência familiar
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Convivência-familiar.mp3
Depressão
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Depressão.mp3
Como lidar com o luto
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/04/EmersonRodrigues-Coraçõesementes_comolidarcomoluto.mp3
Festas da moda
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/06/EmersonRodrigues-Coraçõesementes_rituaisdomomento.mp3
Medos
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Medos.mp3
A palavra é o tempero do amor
https://sanguinea.com.br/wp-content/uploads/2018/07/EmersonRodrigues-Palavraotemperodorelacionamento.mp3

Instagram

ericatoledocorrea

🍂Taí o livro novo! 🍂 Capa e projeto gráfi 🍂Taí o livro novo! 🍂

Capa e projeto gráfico de Pedro Paulo Silva @ppsilva1.

Foto de Fernanda Wardil @fotografadaalma.

Produção da Pomar de Ideias Editora.

Textos de apresentação de Ana Cecília Carvalho e Murilo Antunes.

Obrigada a todas essas pessoas queridas. Em breve daremos notícias do lançamento. 

Tô que nem na imagem: coração na mão!
Barraca, nascente, barulho de riacho e banho ao ar Barraca, nascente, barulho de riacho e banho ao ar livre. 🏕
Feliz 20 anos, Clarinha! Que seu sonho de melhorar Feliz 20 anos, Clarinha! Que seu sonho de melhorar o mundo se realize!

O aniversário é sexta, mas nós já comemos o bolo. 😋😃😄
RAPADURA Érica Toledo Ano passado, na terça-fe RAPADURA
Érica Toledo 

Ano passado, na terça-feira de carnaval, perdi meu pai. Escrevo perdi, mas o encontro muitas vezes na memória. Lá, nesse lugar à prova do tempo e da morte, encontro também os pais dele, meus avós, numa casinha em Muriaé, com roseiras no canteiro, couve no quintal e um cachorro chamado Tiu. 

Tiu não comia ração, só comida com carne. Eu também, quando estava lá, comia muito. Almoçava às onze na casa da minha avó e ao meio dia na casa da minha tia. E assim fazia também no jantar. Feijão preto batido, carne de porco e uma fartura que contrastava com a simplicidade das casas sem laje e telhas aparentes. 

Por alguns dias, duas vezes ao ano, eu andava de bicicleta nas ruas de terra até doer a bunda. Ia com os primos na caçamba do caminhão buscar carambola. Tomava banho de mangueira na piscina de plástico e ficava encantada com o fim da tarde no conjunto habitacional. Os moradores vinham para a calçada com seus bancos conversar, porque era insuportável o calor dentro de casa. 

Não era relevante que os móveis fossem gastos e que fosse gasto o baralho que meu avô usava para nos ensinar a jogar paciência. Eu, menina de cidade grande, nem entendia porque minha avó precisava lavar o saco de arroz para aproveitar a embalagem. Só entendia que a rede era macia e aquela varanda pequena de azulejo refrescava. 

Lá se fazia compra sem dinheiro nas vendas e alguém, todas as manhãs, enchia o saco de pão e a lata de leite que dormiam na porta. Quando minha avó morreu e chegamos para o velório, uma vizinha, vendo nosso carro, correu para fazer uma limonada. Trouxe o suco geladinho numa jarra de plástico, porque um refresco é melhor do que uma condolência. Um carinho é melhor do que uma formalidade. 

Na casa dos meus avós, havia uma lata na prateleira da cozinha. Nela, meu avô colocava pedaços de rapadura, que partia com um facão. A gente, na pressa das brincadeiras de criança, passava correndo por lá toda hora, só para roubar um pouquinho. 

Hoje, nesse dia sem sal, com cara de perda, me vale a rapadura. Um bocadinho de lembrança para não esquecer a parte doce da história.
Um pedaço de verdade, melhor que qualquer luxo.
🤍🤍 🤍🤍
Está a caminho meu novo livro "Vida afora, porta Está a caminho meu novo livro "Vida afora, porta adentro", com mais uma honrosa apresentação. Desta vez, de Murilo Antunes, poeta e compositor, conhecido como um dos maiores letristas do Clube da Esquina. Vou dividir com vocês alguns trechos do comentário, que me encheu de esperança e entusiasmo:

"Conheci os escritos de Érica Toledo através de postagens na internet. Já havia sido alertado sobre seu surpreendente talento. Como psicanalista, ela se vale das análises e conhecimentos psicológicos para desenrolar o fio da meada literária. O divã é a vida. Sempre em movimento.

Os textos surgem com força para emergir das profundezas do ser com crônicas sem o amargor da iniquidade. Ora suaves, ora contundentes, a pluralidade dos seus assuntos é notável.

Érica não se rendeu à frivolidade internáutica. Vai singrando os mares da crônica ao transformar temas, que seriam banais, em libelos de libertação, de lucidez política, de igualdade de gêneros, de livre manifestação de amor à vida e às artes.

Érica abriu as portas da percepção. Cabe a nós, agora, adentrarmos em sua casa do saber. "

Foto de @edgontijo
Amigos queridos, são tempos difíceis, em que pre Amigos queridos, são tempos difíceis, em que precisamos, mais do que nunca, das "pequenas alegrias da vida adulta", como escreveu o Emicida. Pois vim contar uma dessas alegrias. Está a caminho meu novo livro, que já vai ganhando corpo na @pomardeideiaseditora 

O nome é "Vida afora, porta adentro".

Com crônicas e poemas escritos desde o ano passado, ele hoje se tornou mais concreto, quando recebi o comentário sobre o livro feito por Ana Cecília Carvalho.

Quem a conhece consegue imaginar o que essa apresentação representa pra mim. @anacecilia.carvalho.98 é psicanalista, doutora em literatura, escritora premiada e foi professora de Psicanálise da UFMG.

Em agradecimento à enorme generosidade com que ela leu e recomendou meus textos, escolhi essa foto, já que os bichos são um outro amor que compartilhamos, além da escrita e do comportamento humano.

Obrigada também a cada um por aqui, que me lê e me incentiva.
🎶 "Sou do ouro, sou Minas Gerais" 🎶 🎶 "Sou do ouro, sou Minas Gerais" 🎶
A gente lá ia numa escalaminhada em direção ao A gente lá ia numa escalaminhada em direção ao Pico do Alcobaça. Horas de subida suada. Quase chegando ao cume, o tempo virou e tivemos que dar meia volta. Descemos debaixo de um toró danado. Começando 2021 em estilo realista.

Contato

  • Email:ericatoledocorrea@gmail.com

Arquivos

Copyright 2021 – Desenvolvido por websytes